Por que a Build Azul do Ezreal é um bom negócio?
Por que a Build Azul do Ezreal é um bom negócio?
Mas o que é essa tal Build Azul?
No último mês ou dois meses, uma forma curiosa de compor os itens do Ezreal venho à luz, e é chamado de “Ezreal Azul” justamente pela cor da maioria dos itens presentes. O conceito em torno dela é abusar da mobilidade do Ezreal e explorando os tempos de recarga do mesmo, tendo uma grande quantidade de mana e regeneração de mana, e se manter sempre à uma distância segura pela passiva da Manopla de Gelo.
Manopla de Gelo : Após usar uma habilidade, seu próximo ataque básico causa (ao contato) dano físico bônus igual a 125% de seu Dano de Ataque base a inimigos próximos ao alvo, e cria um campo de 2 segundos ao redor do alvo que causa lentidão de 30% a inimigos atingidos (2 segundos de tempo de recarga; metade do campo se o ataque for à distância).
Como é construído a Build Azul: Espirito do Lagarto Ancião, Manamune / Muramana, Manopla de Gelo, Botas Ionianas da Lucidez, Último Suspiro, e Espada do Rei Destruído. Então é adquirido 39% em tempo de redução de recarga com o talento na aba ofensiva e sendo assim uma abundância de efeitos para aplicar no poke, tornando assim um poke extremamente efetivo.
Mantenha em mente que estou ignorando os Talentos, Runas e Status Base. Isto é apenas sobre a diferença entre essas builds. Eu não levei em consideração na comparação alguns itens, como Lâmina de Doran. Não é relevanta para a Build Azul os Talentos de Crítico e normalmente é preciso ter 2 ou 3 de Roubo de Vida nas Runas, mas não é necessariamente diferente uma das outras, é que a diferença é menor.
No level 1, ambos os Ezreals são basicamente iguais. No início do jogo, a capacidade de roubo de vida é similar, com um Ezreal dando mais dano e o outro tendo mais redução no tempo de recarga e regeneração de mana.
Depois da primeira fase ponderada, é importante reconhecer quando a maior diferença ocorre. A Espada B.F e o Cetro Vampírico oferece 10 a mais de dano e roubo de vida comparado ao Espirito do Lagarto Ancião, porém o Lagarto oferece mais regeneração e seu efeito passivo. Se cada ataque atinge o inimigo apenas uma vez, seja alguma de suas habilidades ou ataques básicos, o Ezreal padrão fica com mais rouvo de vida e o outro Ezreal vai ter 6 + 2 de dano verdadeiro por nível durante 3 segundos. No level 6, isso significa 16 em dano verdadeiro, enquanto aqueles 10 pontos extras no dano de ataque do Ezreal padrão sofre a redução na armadura, e se esse dano é reduzido em 30% torna assim apenas 7 de dano extra. Mas, se a troca for de dois ataques entre eles, o Lagarto Ancião tem vantagem, porém se for apenas uma troca de dano, o Ezreal com a build azul dá mais dano no poke e tem mais oportunidade . Isto é notável pois na maioria dos jogos normais e ranqueados, eles não estarão em uma partida “espelho”.
Seguindo para o “mid game”, quando o Ezreal de build padrão adquiria a sua Sedenta por Sangue, ele vai começar ter vantagem em seus danos pois a Manamune provavelmente ainda não estará com seus stacks completos. O Ezreal padrão estará aplicando mais dano nas trocas tendo mana suficiente. O Ezreal com a Build Azul tem mais oportunidades com o seu Disparo Místico enquanto o Padrão irá comprar outra Espada B.F, enquanto isso a Manamune ainda não estará com seus stacks completos para compensar esse detalhe.
Já no “late game” ou “early-late game”, com o Ezreal Azul tendo a sua Manopla de Gelo e a sua Manamune se tornou Muramana, ele pega a liderança novamente. Mais oportunidades para o Disparo Místico e para a Translocação Arcana, sendo assim ele terá mais chances de se proteger e se manter à uma distância segura da luta.
Depois desse ponto, ambos compraram o Último Suspiro e a Espada do Rei Destruído, sendo assim toda a diferença fica em torno de Sedenta por Sangue e Gume do Infinito por Manamune, Espirito do Lagarto Ancião e Manopla de Gelo.
A principal diferença é que uma tem mais roubo de vida e mais dano nos ataques básicos (ataque crítico e velocidade de ataque) e a do Ezreal Azul terá um adicional de 70 de armour, o dano passivo do Lagarto Ancião, muita mana, o dano de 125% da Manopla de Gelo e seu slow frequente, e a opção de usar a Muramana. Se ela ficar ligada faz diferença no dano base, e as chances para o Ezreal utilizar seu ataque básico contra diversos adversários se torna limitada, ele estará capaz de usar o seu Disparo Místico na maior parte do tempo aplicando bastante dano com os 125% da Manopla, e também tem a redução no tempo de recarga. Que no caso é de 39%, o Ezreal pode utilizar a sua habilidade á cada 1.4 segundos, sua Translocação Arcana no nível 5 terá o tempo de recarga de apenas 6.6 segundos, e se dois ou três tiros forem disparados durante o tempo de recarga, estará dando lentidão constante aos adversários, uma enorme capacidade de manter-se em uma distância segura.
Só temos uma ressalva, e isto é que o Ezreal Azul com seus itens completos tem o mesmo custo do Ezreal padrão com os cinco itens e a Lâmina de Doran no início. Se no jogo passar dos 15k, o Ezreal Padrão pode escolher comprar outro item de dano, porém quantas vezes um jogo dura tanto tempo assim? Qual a grande vantagem você vai ganhar nesse ponto indo para a build Azul no lugar d Padrão?
Late Late Game vs. Contra tudo que tem antes
Aqui nós temos um Ezreal Azul level 18 com tudo devidamente stackado, e então o Ezreal Padrão tem 170 de dano com sua Sedenta por Sangue stackada, 18 de roubo de vida e 25 de crítico. O Ezreal Azul tem o Espirito do Lagarto Ancião, Muramana e sua Manopla, com eles, ele tem 2545 de mana, 2% disso se torna 51 de dano adicional, 45 de dano do Lagarto Ancião e outros 20 de dano da Muramana, significa que seu dano base é 116, sendo assim com uma diferença de 54. O Ezreal Azul com a passiva da Manopla significa um dano de 125%, significa um Disparo Místico mais forte e ataques regulares, pois nesse ponto todo dano do Ezreal Azul se torna mais do que 216, e os 25% extra sendo assim faz muita diferença.
A build do Ezreal Azul é obviamente mais eficiente e peculiar para as habilidades do Ezreal e seu estilo de jogo. Porém não é apenas isso, o dano é pareados por quase todo o jogo, mesmo depois dos números. O jogo precisa ir muito para o “Late Game” para assim o Ezreal Padrão começar a dar mais dano. Mas em resumo, é muito mais seguro e fácil jogar com o Ezreal Azul.
Vamos então as vantagens e desvantagens da Build Azul:
Pros:
- Ingredientes baratos / fácil de compor os itens;
- Um bom sustain na lane;
- Consegue manter uma distância segura dos inimigos com mais facilidade;
- Capacidade de auto-proteção dos Bruisers/Tanks inimigos;
- As stacks passivas são mais fáceis e constantes;
- Capaz de se tornar uma isca (bait) ao inimigo e ser mais agressivo e atrevido em suas jogadas;
- Mais utilidade no controle do time adversário.
Contras:
- Menos dano em alvo único / sem dano crítico e menos dano no ataque básico
- Mais dificuldade no early game e mid game para lutas em grupo (difícil pegar mortes nas lutas do early/mid game)
- Menos dano contra alvos travados / e alvos sob efeito de CC mais longos
- Dificuldade antes de adquirir seus três itens principais (Muramana, Lagarto Ancião e Manopla de Gelo)
- Manamune demora um pouco para completar as suas stacks
- Destrói as torres mais lentamente
- O time não pode apenas depender do dano da Build Azul no late game quanto a Build Padrão, o Jungler/Mid/Top precisá suprir essa falta de dano, especialmente se o ouro dos Carrys passar de 15 mil.
Abaixo nós temos um jogo da Liga Garena mostrando a Taipei Assassins (campeão mundial da Season 2), com seu jogador TPA Bebe (conhecido por começar a utilizar essa build competitivamente). Tem duas lutas em time entre 44 minutos e 50 minutos que demonstram muito bem o potencial dessa composição de itens.
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